Uma Viagem Nem Um Pouco Sonhada, de Arlene Diniz | Resenha

resenha do livro uma viagem nem um pouco sonhada

Uma Viagem Nem Um Pouco Sonhada é aquele livro que está no meu radar literário desde que foi lançado, em 2018. A promessa de um livro adolescente com todos aqueles clichês que amamos, como a história de uma menina que viaja para o interior contra sua vontade, um crush novo, novas amizades e descobertas, com o bônus de ser uma ficção cristã, me conquistou de cara.

Depois que descobri que tem como colocar o app da Alexa para ler os livros do Kindle, dei uma chance para Uma Viagem Nem Um Pouco Sonhada, esperando por uma companhia divertida enquanto fazia as tarefas de casa…

Título: Uma Viagem Nem Um Pouco Sonhada
Autora: Arlene Diniz
Editora: UpBooks
Páginas: 252
Leia no Kindle Unlimited

Sinopse de Uma Viagem Nem Um Pouco Sonhada

Aos 15 anos, Betina está cheia de planos para suas férias: cinema, piscina, praia, festas do pijama com as melhores amigas. O que ela não espera é que seus pais mudem completamente seus planos, levando-a para o “fim do mundo”: uma cidade pequena em que não tem nada para fazer e, pior de tudo, nem sinal de internet funciona direito.

Criada em uma família cristã, Betina já está bem familiarizada com o interior de uma igreja, mas nem um pouco com a ideia de ser habitada pelo Espírito Santo. Com os novos amigos na cidade, Betina começa a descobrir uma nova identidade e perceber que existe um longo caminho a ser trilhado…

Resenha

Uma Viagem Nem Um Pouco Sonhada é aquele livro que faz a gente se lembrar profundamente da adolescência, todos os dramas, a intensidade de cada emoção, as amizades e paixões, os erros, acertos e as alegrias, quando qualquer pequena coisa se torna motivo para reunir amigos e comemorar.

O livro me conquistou logo no começo por ser escrito de forma bem simples e envolvente, sendo uma leitura leve e descontraída. Mas, no começo da história, eu estava muito incomodada com a Betina e seu jeito julgador, sempre com uma crítica na ponta da língua, chamando suas primas de brega e querendo confrontar os pais. Mas, isto tudo tem um propósito na história, pois faz parte da jornada de amadurecimento que nossa protagonista precisava trilhar.

E que jornada! Eu amei tudo que a Arlene fez nesse livro: os pensamentos de Betina que me arrancaram risadas por pensar em como ela era bobinha (e logo em seguida me lembrar que eu não era muito diferente na mesma idade); a construção dos personagens que fez com que o enredo inteiro parecesse tão real, como se Gruta Alta realmente existisse e esta turma estivesse andando por aí; as amizades que aqueceram meu coração; o crush da Betina que me fez shippar…

No entanto, nada disso se compara a toda a jornada da fé da protagonista. Eu amei como a Arlene mostrou uma menina nascida em uma família cristã, mas que nunca havia conhecido verdadeiramente a Jesus. O livro traz conceitos muito importantes sobre os fundamentos da fé, mas de forma natural, por vezes até divertida. Dá para perceber que a autora possui uma boa base teológica sadia, embora isso seja exposto bem aos poucos, nos detalhes da história.

É um livro bem simples e dá para perceber que o foco realmente é no público adolescente (a partir dos 12 anos), mas, como eu fui ler sabendo justamente que eu não era o público-alvo do livro, me preparei para mergulhar em um universo adolescente, e eu consegui gostar muito da história e me entreter por boas horas.

Uma Viagem Nem Um Pouco Sonhada me envolveu de muitas formas e, sem dúvidas, é um livro que toda menina cristã de 12 anos para cima precisa ler. Sem dúvidas, quero ler o 2º e 3º livro. E, se você quiser começar a ler a série Os Desafios de Betina, aproveite! Os livros estão disponíveis no Kindle Unlimited:

You Might Also Like

21 Comments

  1. Helaina

    Que livro fofo! Eu também não sou público alvo, mas quando era adolescente, apesar de já ser cristã, não tive contato com esse tipo de material. Fiquei bem curiosa pra ler e essa frase que você selecionou, me pegou demais! Já coloquei na lista de desejados da Amazon! Obrigada pela dica!

  2. Nana

    Olá,
    Eu acho que tenho esse no Kindle, lembro dessa capa fofa!
    Adorei conhecê-lo mais por aqui e saber que terá várias lições durante a leitura, melhor ainda juvenil com boa aura assim.
    Quero instalar o app da Alexa pra me ajudar com a minha limpeza do Kindle, mas o cel tá sem espaço hahahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

  3. Sheila Mendonça

    Que delícia de cantinho, é sempre bom conhecer novos amigos que amam ler.
    Beijo, beijo e prazer.
    She

  4. Lucinalva

    Bom dia, Aléxia
    Deve ser um ótimo livro, gostei da frase do quadrinho, buscar o que é eterno traz alegria ao coração, Jesus é lindo e nos ensina sempre, obrigada pela visita ao meu blog, gostei muito, um forte abraço.

  5. Alessandra Salvia

    Oi Léx, tudo bom?
    Não conhecia o livro, nem a autora, mas vou te contar que já sei até para quem indicar ou até mesmo dar de presente, já que é um pouco mais teen do que eu leio… Acho que pode ser uma ótima iniciação na leitura!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

  6. Priih

    Oi Lex, tudo bem?
    Não me identifico com a parte religiosa, mas lembro bem como era ter 15 anos e não me identificar com a minha mãe rs. Acho que todos nós passamos por isso, né? Querer nos descobrir de forma separada dos pais, ter o momentinho de “rebeldia” e tudo mais. Que bacana que a autora soube escrever sobre isso de uma forma bacana, focando na autodescoberta e amadurecimento da protagonista.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

  7. Thamis

    Hey, Lex! Tudo bem?
    Que coisa mais fofinha esse livro! Adoro essas histórias mais teen!
    Muito obrigada por passar no meu cantinho.
    Volte sempre, viu?
    Um abraço, Feat. Thamis

  8. Emi

    Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro. É quase um retiro que a protagonista faz nessa história. Legal saber que traz conceitos da fé cristã.
    Achei bem interessante. Gostaria de ler, vou até salvar no skoob.

    beijos

  9. lulu

    Não conheço a autora, mas deve ser um livro bacana de ler.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

  10. Leyanne

    Olá, parece um livro que transborda nostalgia. Gostei da capa.

    Bjs

    Imersão Literária

  11. Kaila

    A fofura dessa capa é tão <3! Amei conhecer o livro.

    http://www.blogminutodabeleza.com

  12. AfroSoteroWoman

    Interessante, nunca li um livro com personagens cristãos.
    A história parece ser deliciosa de se ler…

  13. Cida

    Oi! Que capa mais fofa! Adoro temática adolescente, quem vive essa fase ou já passou por ela, sabe que não é tão fácil assim “crescer”, Adorei a dica.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

  14. Tay Ribeiro

    Amei a resenha. Parece uma ótima leitura para sair da ressaca literária, bem leve e divertida.
    Amo esse enredos de ter que ir para o interior e perder um pouco da pose.
    Beijos

  15. vanessa

    Oi lindona, eu vou amar ler esse livro. Estou aproveitando aqui a promoção de alguns sites para ver se encontro esse livro na promoção.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

  16. Denise Crivelli

    Oi
    que bom que a história te conquistou e gostou da história, parece realmente ser uma leitura leve, mas não é muito
    meu estilo de leitura, mais é uma boa dica.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

  17. Larissa

    Que coisinha mais fofa esse livro!! Não é meu estilo de leitura mas tô sempre incentivando a minha priminha mais nova a ler, então ela, como uma pré-adolescente cristã descobrindo as maravilhas da leitura vai amar!

    Abraço ♥
    Larissa | Parágrafo Cult

  18. Juliana Ferreira

    Parece uma história delicia de se ler, adorei a sua resenha e acho fofo demais livros assim

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

  19. Kelen de Oliveira Vasconcelos Martins

    Oi Aléxia,
    Parece uma história fofa e cheia de significados. Amei a arte da capa, acho que super combinou com a temática. Uma ótima indicação ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

  20. Pam

    Achei a capa uma fofura!!
    Gostei da sua resenha também.
    Só acho que não estou na vibe de livros assim é tanto que li um e fiquei mais de um mês e meio de ressaca, agora tô voltando a ler, mas já mudei de gênero.
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

  21. Ana Clara Oliveira Magalhães

    Ai amiga, lendo me deu uma nostalgia kkkkkk
    Lembrei até do filme da Hannah Montana, que tem bem essa vibe. Que bom que você gostou e que está de acordo com sua fé ❤️
    Bjs!
    https://www.roendolivros.com.br/

Leave a Reply