O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, de C. S. Lewis | Resenha
Desde que descobri que As Crônicas de Nárnia são livros de ficção cristã, o meu interesse em ler a série se multiplicou. Embora os filmes tenham sido um grande sucesso no começo dos anos 2000, eu nunca havia assistido a nenhum deles. Ou seja, iniciei a leitura de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa sem muitas referências da história, além do que já sabia previamente da leitura de O Sobrinho do Mago.
Como você já deve saber: existem muitas formas de ler As Crônicas de Nárnia. Eu escolhi a ordem cronológica interna da história, em que O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa é o segundo livro.
Título: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Autor: C. S. Lewis
Páginas: 192
Editora: Harper Collins
Neste livro, acompanhamos a história de quatro irmãos: Susana, Lúcia, Pedro e Edmundo. Vivendo em Londres, os irmãos precisam se mudar rapidamente por conta dos ataques aéreos que a cidade está sofrendo durante a guerra. É assim que eles vão parar na casa de um professor, longe de tudo que conhecem e de toda a diversão.
Explorando a casa, Lúcia, a caçula dos quatro, encontra um guarda-roupa em um quarto vazio. Sozinha, ela resolve entrar no guarda-roupa e acaba descobrindo Nárnia. É a partir desse momento em que a história começa a se desenrolar, enquanto cada um dos irmãos também descobrem este mundo fantástico com uma passagem secreta em um guarda-roupa antigo.
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa é escrito de uma forma bem simples, ideal para a leitura de crianças, mas com uma profundidade que pode tocar o coração do adulto mais maduro. E isso se deve por conta de toda a semelhança com o Evangelho.
Para quem não conhece as boas-novas, pode ser difícil entender como esta obra é uma ficção cristã tão profunda, que fala tanto a respeito da fé, da salvação e da obra consumadora de Cristo. Mas está lá, de forma muito clara.
Aslam é uma representação de Jesus, que veio ao mundo para nos redimir. Como Edmundo, nós éramos cegos para a maldade do nosso coração e enganados pelo pecado. Pela graça de Deus, conhecemos a Cristo e ele pagou por nossos pecados, da mesma forma que Aslam pagou pela traição de Edmundo no livro.
Do início ao fim, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa conquista o leitor com uma história cheia de emoção, com partes muito divertidas e engraçadas, mas também com trechos dolorosos de ler, que realmente nos comove.
Lições de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
Na minha experiência de leitura, uma das primeiras e mais importantes lições de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa foi sobre a figura do mal na Feiticeira. A forma como ela engana o Edmundo, oferecendo a ele algo bom – o manjar turco -, inflando seu ego, sabendo exatamente onde tentá-lo (fazendo-o rivalizar com seu irmão mais velho) é muito significativa.
Se você já leu Cartas de um diabo a seu aprendiz, livro icônico de C. S. Lewis, saberá reconhecer muito bem as características semelhantes do Maldanado com a Feiticeira aqui.
Toda a traição de Edmundo, que se deixou levar pelo engano e ilusão da Feiticeira, nos revela profundamente sobre a natureza pecadora de todos os homens. Assim como o sacrifício de Aslam em morrer por uma única pessoa, nos mostra o profundo amor de Deus.
Lewis é realmente um autor genial, conseguindo escrever sobre verdades, valores e princípios tão profundos de uma forma tão singela.
Cada personagem tem muito a nos ensinar – seja pela teimosia, pela inocência (no melhor de todos os sentidos da palavra), pela coragem, pelo sacrifício, pelo perdão, pela esperança e fé. E os valores… Ah, quantos valores lindos esse livro tem a passar!
Por ser um livro curto e com uma linguagem tão simples e leve, você consegue ler em um dia. No entanto, essa história pode permanecer no seu coração para sempre. Eu sei que no meu, ela sempre terá um lugar especial.
Já leu ou assistiu ao filme? Você gostou da história?
Recentemente, a editora Harper Collins está relançando todos os livros de As Crônicas de Nárnia, em uma edição com capa dura e ilustrações e mapas coloridos. Vale muito a pena conferir:
Teresa Isabel Silva
Passando para desejar uma boa Páscoa!
Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Thami Nunes
Hey Lex, tudo bem?
Eu quero muito ler os livros de Nárnia e acho que vou adorar!
Como o bom filho a casa torna, estou de volta para o mundo blogger e te convido a conhecer meu novo cantinho.
Espero que tenha uma ótima semana!
Meu blog é feat. Thamis (só clicar no link).
Cida
Oi! Eu conheço as histórias de Narnia apenas pelos filmes, mas ainda quero muito ler os livros. Esse universo é encantador. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Hey I'm With The Band
Ahhhh eu amooo As Crônicas de Nárnia e todo esse universo! ♥
Eu também me encantei ainda mais depois de saber que é uma ficção cristã.
Amei amei a resenha hehe! <3
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Brenda Silva
Oi Lex,
Eu assisti todos os filmes quando era mais nova, e amava!
Faz anos que comprei o livro naquela edição única, mas até hoje não peguei pra ler. To achando essas edições novas muito fofas 🙂
Beijos,
https://brenshelf.blogspot.com/
Monique Larentis
Amo de mais a série Nárnia. Eu não sabia que a editora estava relançando em capa dura. As edições devem ser lindas de mais!!
http://www.vivendosentimentos.com.br
Lulu on the sky
Oi Aléxia,
Ja ouvi falar do livro e tem também o filme, mas nunca li ou assisti nada sobre esta obra.
Big beijos
http://www.luluonthesky.com
Ana Clara Oliveira Magalhães
Oi amiga!
Acredita que eu comecei a ler As Crônicas de Nárnia, mas nunca saí das 50 primeiras páginas? Eu tinha aquele volume único, sabe? Quem sabe um dia tento de novo…
Bjs!
https://www.roendolivros.com.br/