9 Melhores Livros de Elena Ferrante

livros de elena ferrante

Os livros de Elena Ferrante são conhecidos por retratarem com profundidade as emoções, dilemas e complexidades das relações humanas, especialmente no universo feminino, passando por temas familiares, de amor romântico, amizades e maternidade.

Desde que publicou seu primeiro livro, Um Amor Incômodo, em 1992, Elena Ferrante se tornou um dos maiores nomes da literatura contemporânea, especialmente após a publicação de sua série mais famosa, a Tetralogia Napolitana (também chamada de A Amiga Genial).

Nessa lista, vamos te apresentar os melhores livros de Elena Ferrante e por qual você deve começar a ler.

Tetralogia Napolitana

Provavelmente, o melhor livro para começar a ler Elena Ferrante e mergulhar no universo da escrita desta autora, é A Amiga Genial, o primeiro livro da Tetralogia Napolitana, e o seu maior sucesso.

Esta série é composta por quatro livros e é, sem dúvida, a obra mais famosa de Ferrante. Ela acompanha a amizade entre duas mulheres, Lila e Elena, desde a infância na década de 1950 até a velhice, explorando temas como rivalidade, amor, ciúme, política e o papel da mulher na sociedade italiana.

Essa é a ordem da Tetralogia Napolitana:

  1. A Amiga Genial
  2. História do Novo Sobrenome
  3. História de Quem Foge e de Quem Fica
  4. História da Menina Perdida

O livro “A Amiga Genial” narra a história de uma profunda e complexa amizade entre duas mulheres, Lila Cerullo e Elena Greco. Ambientado em um bairro pobre de Nápoles na década de 1950, o romance acompanha a infância e a adolescência das protagonistas, enquanto elas crescem em meio às dificuldades sociais, econômicas e emocionais de suas vidas.

O enredo segue por temas de amizade e rivalidade, com a relação entre as protagonistas marcada por profunda conexão emocional, inveja e competitividade, além de também abordar dilemas de classe social, educação e ascensão social, além da formação de identidade.

A Filha Perdida

A Filha Perdida é um excelente livro também para começar a ler Elena Ferrante e entender um pouco melhor sobre o universo que a autora constrói em suas histórias.

Este romance, adaptado para um filme em 2021, conta a história de Leda, uma professora universitária que se vê confrontada com seu passado ao observar uma jovem mãe e sua filha em uma praia.

O livro é bastante curto e embora seja emocionalmente complexo, ao explorar a maternidade, o sentimento de culpa e os desejos conflitantes das mulheres entre sua individualidade e seus papéis familiares, é uma leitura rápida.

Dias de Abandono

Em “Dias de Abandono” nós conhecemos a história de Olga, uma mulher de 38 anos que, após 15 anos de casamento, é inesperadamente abandonada pelo marido, Mario, que sai de casa sem explicações claras.

O impacto dessa separação atinge Olga de forma devastadora, e ela se vê mergulhada em um estado de desespero, raiva e confusão emocional. Ela é deixada sozinha para cuidar dos dois filhos pequenos e do cachorro da família, enquanto lida com o sentimento esmagador de traição e perda.

Ao longo do livro, Olga passa por um processo de reflexão sobre sua identidade como mulher, mãe e esposa, confrontando as expectativas sociais e as pressões que muitas vezes são colocadas sobre as mulheres para que sejam sempre fortes e controladas.

O livro é uma jornada emocional intensa de autodescoberta, à medida que Olga tenta se reconstruir e encontrar sentido para sua vida novamente. É um livro perfeito para quem gosta de histórias com protagonistas mais maduros (acima dos 30 anos).

Um Amor Incômodo

“Um Amor Incômodo” é o primeiro romance de Elena Ferrante, e aborda o conturbado relacionamento entre uma filha e sua mãe, à medida que segredos do passado emergem de forma inesperada e perturbadora.

A história começa quando Delia recebe a notícia da morte súbita de sua mãe, Amalia, em circunstâncias misteriosas. Amalia foi encontrada afogada perto da costa de Nápoles, sua cidade natal, usando apenas roupas íntimas de luxo, algo completamente fora de seu comportamento habitual.

Delia decide retornar a Nápoles para o funeral de sua mãe e tentar descobrir o que realmente aconteceu. Ao investigar a vida de Amalia, Delia começa a revisitar seu próprio passado e a relação conturbada que sempre teve com a mãe.

Ela recorda episódios da infância marcados pela tensão entre os pais, o comportamento controlador de seu pai, o relacionamento suspeito de Amalia com um homem chamado Caserta e a maneira como esses eventos moldaram sua percepção da mãe.

Conforme Delia se aprofunda em sua busca por respostas, ela é confrontada por memórias reprimidas e por sentimentos de culpa, ressentimento e ambiguidade em relação à Amalia.

Uma história cheia de mistérios, segredos e sentimentos profundos.

Quem é Elena Ferrante?

Elena Ferrante, na verdade, é o pseudônimo de uma autora italiana cuja verdadeira identidade permanece um mistério. A autora concede raramente entrevistas e prefere manter o anonimato, alegando que o trabalho do escritor deve falar por si só, sem o peso da fama ou do rosto público.

Em 2016, foi revelado que Elena Ferrante seria, na verdade, Anita Raja. No entanto, essa identidade foi negada pela própria Anita. Claro que todo esse mistério fez com que o fascínio em torno de suas obras e sua própria vida aumentasse. Mas, realmente, não há como saber a verdadeira identidade de Elena Ferrante.

You Might Also Like

One Comment

  1. Cida

    Oi Lex! Eu ainda não li nenhum dos livros da autora, mas tenho bastante vontade de conferir a Tetralogia Napolitana. Pelo que li aqui, ela gosta de trabalhar relações humanas profundamente. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

Leave a Reply