Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling | Resenha

Resenha Harry Potter e a Pedra Filosofal

Aos 21 anos, decidi ler pela primeira vez Harry Potter e a Pedra Filosofal. Já tinha assistindo a alguns dos filmes e gostei, mas o interesse pelos livros só veio anos depois e resolvi embarcar nessa leitura.

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 263

Disponível no Kindle Unlimited

A história de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Ao completar 11 anos, a vida de Harry Potter muda completamente. Tudo que o menino sabia até então sobre si mesmo era que era órfão e seus pais haviam morrido em um acidente de carro. Por isso ele fora criado pelos seus tios, sempre sendo maltratado, dormindo embaixo da escada, usando as roupas velhas do seu primo… Até que, ao completar 11 anos, tudo muda.

Harry descobre que é um bruxo – e que é muito famoso! Além disso, ele foi convidado para Hogwarts, a escola de bruxaria na qual ele vai aprender tudo que precisa saber sobre magia e esse mundo ao qual ele pertence, assim como descobrir a verdade sobre seus pais!

Ter sido amado tão profundamente, mesmo que a pessoa que nos amou já tenha morrido, nos confere uma proteção eterna. 

Harry Potter e a Pedra Filosofal

O que achei da leitura

Eu tinha alguns medos em começar a ler Harry Potter já adulta e tantos anos depois do livro ter feito o grande sucesso que fez. Entre meus medos, o principal era se eu iria gostar de uma história que conquistou crianças do mundo tudo – que era o público-alvo do livro. Mas logo na primeira página esse medo já foi derrotado!

Achei a escrita de Harry Potter e a Pedra Filosofal muito madura, com bastante detalhes, mas não ao ponto de ficar cansativa. De fato, descobri que a J. K. Rowling é uma autora que consegue cativar a atenção do leitor e fazer ele imaginar com facilidade as cenas descritas.

Mesmo que Harry Potter não tenha sido um livro que fez parte da minha infância e adolescência, eu consegui me sentir acolhida na história, como se fosse criança de novo, sonhando com Hogwarts e todo aquele universo fantástico que você deseja imediatamente conhecer. De repente, aquele tinha se tornado meu universo mágico também e me vi imersa dentro de Hogwarts.

Mas o que mais me chamou atenção foi a qualidade da construção da história. É um livro que conta com muitos detalhes – muitos personagens secundários e pequenas informações que no primeiro momento que são apresentadas parecem não ter nem tanta importância, mas cada detalhe pode ser útil em algum momento da história. E, sinceramente, como leitora, eu acho isso fascinante! Achei que a autora conseguiu manusear muito bem cada acontecimento, cada personagem, fazendo tudo se encaixar sem perder a leveza que a história tem.

Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal tem essa escrita leve, divertida, rica. O universo criado continua a ser encantador e criativo, despertando a curiosidade para você se envolver cada vez mais profundamente com a história. Os personagens são muito bem construídos e o livro traz muitas lições de encher seus olhos com lágrimas. É uma história que conta com aventura, sensibilidade, diversão e magia. E, com certeza, eu não vejo a hora de ler todos os outros livros.

Ler Harry Potter pela primeira vez aos 21 anos fez com que eu me sentisse uma criança de novo, maravilhada com um mundo mágico. Dá para perceber que é um livro que encanta o público infantil, mas também os adultos.

Se você quiser ler essa história, aproveite que o livro está disponível no Kindle Unlimited ou compre um exemplar:

You Might Also Like

13 Comments

  1. Rubro Rosa

    Há uns 10 dias, eu realizei o meu sonho de ter meu box de Harry Potter. Mesmo já tendo lido todos os livros, eu nunca tive um livro meu. E agora tenho rs
    Não vejo a hora de mergulhar nesse universo do bruxinho novamente, hoje estando bem mais velha e podendo ver a história por um ângulo diferente!!!!
    Sei que vou me emocionar!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

  2. Chelle

    Oi Lex!
    Eu já passei dos 21 há um tempão e ainda não li…
    Tem fases que me interesso e vou atrás, aí vejo os preços e desisto, não curto ler em celular ou kindle. E tem fases, como agora, que pego ranço da JK e quero distância.
    Por enquanto fico nos filmes mesmo

  3. Luana Martins

    Oi!
    Tenho minhas edições antigas em brochura, capa simples e edição econômica.
    Quero ainda ter um box ou comprar os de capa dura.
    Fico feliz que tenha gostado desse universo que sou apaixonada. Quero reler.
    Beijos

  4. Tayane Ribeiro

    Amei a resenha. Eu estou com um projetinho pessoal de reler HP. Finalizei A Ordem da Fênix hoje e já estou com o coração partido de ter só mais 2 livros.
    Essa série é totalmente incrível e é bem interessante ver as informações que a autora deixa e que só fazem sentido depois.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

  5. Bruna Lago

    Eu não sou uma pessoa muito de ler fantasia, então assim como você, eu também assisti os filmes primeiros, e demorei na verdade, acho que só vi quando eu tinha uns 20 anos, e daí fui ler todos os livros. Quando eu era mais nova, minha vizinha me deu de presente o segundo livro, então desde criança eu já li ele umas 4 vezes kkk mas até então não tinha visto todo esse universo.
    Não sei se você acompanha o site oficial, mas eles lançaram um projeto "Harry Potter em casa" e várias pessoas famosas leram capítulos do primeiro livro, tanto que o próprio Harry foi o contador do primeiro capítulo 🙂 Eu amei a proposta e acompanhei todos os capítulos ouvindo em inglês e lendo em português. Espero muito que eles lancem o segundo livro.

  6. Amanda Almeida

    Acho essa edição uma graça! Quando eu era mais nova era doida para ter um box de HP, hoje aos 20, ainda tenho essa vontade, mas mais por nunca ter lido todos os livros, do que para tê-los na minha estante mesmo. Adoro esse universo que a JK criou, sempre muito gostoso voltar à ele (no meu caso, através dos filmes). Espero um dia poder ler a série toda e sentir todas essas emoções.
    Beijos

  7. Ana Clara Magalhães

    Eu li Harry Potter mais nova, mas também já não era mais criança… Mas me senti exatamente como você, principalmente porque quando eu li, nem todos os filmes tinham sido lançados ainda. E sim miga, você tá certa quanto aos detalhes… Pode ter certeza que você vai "precisar" deles mais pra frente, rs.
    Ah, Pedra Filosofal provavelmente foi o livro que mais reli na vida, sabe? Sempre gosto de ler quando não tô muito legal ou quando tô de ressaca.

    Beijo!
    https://www.roendolivros.com.br/

  8. Leyanne

    Eu me apeguei rapidinho a essa leitura e adorei que tenha poucas páginas. Já sinto saudades dos personagens e da história <3

    Abraço

    Imersão Literária

  9. eliane

    Oi
    Eu só li o primeiro livro e lembro que a escrita da autora é super facil de ler .voce le rapidinho .
    Tenho que pegar os outros para ler .
    Que bom que gostou da leitura

  10. Ana Paula Santos Moreira

    Assisti aos filmes de Harry Potter, mas não senti toda a emoção. Gostei, mas assisti apenas porque estava no alge. Tentei ler o livro, mas desisti na metade. Faço parte dos poucos que acham Harry Potter legal, mas sem vira fã.

  11. Leslie Leite

    Confesso que nem os filmes eu assisti por que bruxaria e outros assuntos sobrenaturais não me surtem curiosidade. Mas, eu fico feliz que a sua experiência tenha sido boa, é ótimo quando o enredo do livro é bem construído, principalmente quando se fala em fantasia.
    Ahh, e a minha irmã tem 22 anos e agora que ela começou a ler a Saga do Harry Potter também, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  12. Luis Carlos

    Por conta de amigo, já fui em vários eventos literários de Harry Potter. Apesar disso, nunca tive vontade de ler os livros da saga. Tenho a sensação de que, já adulto, dificilmente gostaria da mesma forma se o livro fosse lido na minha infancia. Mas, como você citou, isso não foi uma barreira e você acabou amando.

  13. Lily Viana

    Oii!
    Confesso que nunca tinha lido os livros, só assistido os filmes. Só agora que tive a oportunidade. Estou amando acompanhar a jornada do bruxinho, só falta eu ler o quarto volume.

    Blog: Tempos Literários

Leave a Reply