Frases de Roube Como um Artista – 10 Dicas Sobre Criatividade

Frases de roube como um artista

Roube Como um Artista é quase uma leitura obrigatória para toda pessoa que trabalha com algum tipo de arte e criação (como a criação de conteúdo), mas que sofre com a síndrome do impostor. Basicamente, este livro trata de uma forma bem divertida e leve sobre os principais conflitos internos que artistas possuem e como superá-los.

Toda pessoa que trabalha ou produz algo enfrenta diversas inseguranças. Será que meu trabalho é bom? Será que serei bem paga por isso? Será que as pessoas vão gostar? Como não deixar o medo me bloquear de criar mais coisas?

Se você se identifica com questões assim, este livro é para ti. A leitura é bem dinâmica e você pode ler o livro todo em poucas horas, pois são capítulos bem curtos com parágrafos pequenos e muitas ilustrações. No entanto, é aquele livro que podemos sentir a necessidade de reler muitas vezes, especialmente quando precisamos daquele empurrãozinho para vencer o bloqueio criativo.

Selecionei aqui as melhores lições e frases de Roube Como um Artista para mim e espero que elas possam te ajudar também e encorajar a ler o livro.

Lição 1: Não tente ser original

O que um bom artista entende é que nada vem do nada. Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Nada é totalmente original.

Frases de Roube como um Artista

Logo no começo, o autor trabalha a ideia de que nada é original. Tudo que alguém genial produz existe apenas por conta das inúmeras referências que essa pessoa acumula ao longo da vida.

Ele bate na tecla de que o desejo de ser original é o que te paralisa de criar coisas boas. Quando você se liberta desta ideia, você passa a brincar com suas referências e a olhar tudo ao seu redor como uma fonte de inspiração que pode ser usada para construir uma peça do seu trabalho.

É importante deixar claro que o autor abomina o plágio e isto, definitivamente, não significa que você deve copiar o que outras pessoas já fizeram. Apenas significa que você deve abandonar a pretensão de criar algo completamente original e diferente de tudo que existe.

Se há uma pessoa que te influencia, todos dirão que você é o seu sucessor. Mas se você rouba de cem pessoas, todos dirão que você é muito original! 

Frases de Roube como um Artista

Lição 2: Escolha bem suas inspirações

Todo artista é um colecionador. Não um acumulador, há uma diferença: acumuladores colecionam indiscriminadamente, artistas colecionam seletivamente. Eles colecionam apenas coisas que realmente amam.

Frases de Roube como um Artista

Quanto mais ideias você tem, maiores se tornam seus horizontes no momento de criar algo. Como ele acredita que não é possível ser 100% original e criar algo do nada, isso também nos direciona para a ideia de que precisamos ter uma fonte de inspiração da qual podemos beber.

No entanto, você não vai simplesmente beber de tudo. Você precisa selecionar bem aquilo que realmente vai te inspirar. Ou seja, selecione bons artistas que você, de fato, admira. Não veja apenas o que vende ou faz sucesso, mas o que te move a querer produzir também.

Seu trabalho é colecionar boas ideias. Quanto mais ideias boas você tiver coletado, mais fontes terá para poder escolher quais irão te influenciar.

Frases de Roube como um Artista

Lição 3: Salve as ideias legais

Mantenha um arquivo de furtos. É isso mesmo o que parece – um arquivo para não perder de vista as coisas que você furtou dos outros.

Frases de Roube como um Artista

Uma das lições mais preciosas e aplicáveis deste livro é a ideia de colecionar um caderno de furtos. Basicamente, trata-se de “roubar ideias”. Viu algo legal que te inspirou? Roube (ou seja, guarde) esta ideia em um lugar específico. Vá colecionando estas ideias, escolhendo-as com sabedoria para que você as use em seus projetos e criações.

Pode ser uma música, o diálogo de um filme, fotografias, trechos de livros… Qualquer coisa! O importante é que seja algo que te motive, te inspire, te faça lembrar do que você deseja criar e que tipo de artista deseja ser.

Viu algo que vale a pena roubar? Ponha no arquivo de furtos. Precisa de um pouco de inspiração? Abra o arquivo de furtos. Repórteres jornalísticos chamam isso de “arquivo morto” – gosto ainda mais desse nome. Seu arquivo morto é onde você mantém as coisas mortas que mais tarde você reanimará no seu trabalho.

Frases de Roube como um Artista

Aproveite e leia Roube Como um Artista no Kindle Unlimited:

Lição 4: Seja seu público

O manifesto é esse: Desenhe a arte que você quer ver, comece o negócio que quer gerir, toque a música que quer ouvir, escreva os livros que quer ler, crie os produtos que quer usar – faça o trabalho que você quer ver pronto.

Frases de Roube como um Artista

Este é um conselho bastante comum no meio artístico, mas extremamente difícil de ser seguido.

Muitas pessoas caem no erro de produzir pensando na demanda. Ou seja, visando os olhos do público e a aceitação. Mas é provável que este caminho te leve à frustração, fazendo você viver refém da aprovação das pessoas e duvidando constantemente da sua arte.

Contudo, quando você produz exatamente aquilo que você gostaria de ver no mundo, quando você escreve o livro que quer ler, produz a música que quer ouvir, pinta o quadro que deseja admirar… Tudo muda! Você se satisfaz com seu trabalho apenas de saber que ele existe e está no mundo.

Lição 5: Aproveite o começo

Não há pressão quando você é desconhecido. Pode fazer o que quiser. Experimentar. Fazer coisas só pela diversão. Quando você é desconhecido, não há nada que o desvie do propósito de melhorar. Nenhuma imagem pública para gerenciar. Nenhum grande contrato à vista. Nenhum acionista. Nenhum e-mail do seu agente. Nenhum aproveitador.

Frases de Roube como um Artista

Não é incomum ver pessoas que estão começando algo se queixando da falta de apoio e de visibilidade. Especialmente quando parece que todo mundo está bombando na internet com sua produção de conteúdo e você está ali, sofrendo para chegar aos 100 seguidores.

Acontece que esta oportunidade – de ser desconhecido agora – é única. Este é o melhor momento para você descobrir o que quer fazer, como quer ser conhecido. É a hora de arriscar, fazer coisas diferentes, errar e recomeçar, mudar a rota.

Quando você já é conhecido e assume compromissos profissionais com sua arte/produção, tudo muda. Cada pequena mudança deve ser parte de uma estratégica. Tudo precisa ser explicado. É bom que você chegue lá quando já tiver tentado tudo que queria, conhecendo exatamente o caminho que deseja seguir.

As pessoas adoram quando você entrega seus segredos e, às vezes, se você for inteligente, elas o recompensam comprando as coisas que você vende.

Frases de Roube como um Artista

Lição 6: “Criatividade é subtração”

Nada é mais paralisante do que a ideia de possibilidades ilimitadas. A ideia de que você pode fazer qualquer coisa é apavorante.

Frases de Roube como um Artista

No fim das contas, criatividade não é apenas o que escolhemos usar, são as coisas que escolhemos deixar de fora.

Frases de Roube como um Artista

Não invente desculpas para não trabalhar – faça coisas com o tempo, o espaço e os materiais que você tem, agora mesmo

Frases de Roube como um Artista

10 Dicas sobre Criatividade

  1. Roube como um Artista;
  2. Não espere até saber quem você é para começar
  3. Escreva o livro que você quer ler.
  4. Use suas mãois.
  5. Projetos paralelos e hobbies são importantes.
  6. O Segredo: Faça um bom trabalho e compartilhe-o com as pessoas.
  7. A geografia não manda mais em nós.
  8. Seja Legal (o mundo é uma cidade pequena).
  9. Seja chato (é a única maneira de terminar um trabalho.
  10. Criatividade é subtração.

Um dos pontos mais diferenciados desse livro é justamente como o autor escolhe falar da criatividade. Enquanto muitas pessoas tratam a criatividade como a oportunidade de fazer tudo, mobilizar todas as ideias e recursos, ele chama você – que possui um trabalho criativo – a limitar suas opções, escolhendo bem aquilo que deve ser deixado para fora.

Além disso, enxergar as limitações como uma oportunidade para crescer em criatividade é importante! Quantas pessoas não se sentem paralisadas por não ter todas as oportunidades, não possuir todos os materiais, não ter todos os recursos? No entanto, nada garante que ter, de fato, tudo isso te ajudará a exercer sua criatividade.

Existem várias frases de Roube como um Artista que eu poderia enfatizar aqui, mas escolhi aquelas que mais falaram comigo e trouxeram insights realmente valiosos sobre vencer a síndrome do impostor e começar a criar. Espero que as lições selecionadas e as frases de Roube como um Artista deste artigo tenham te inspirado também!

You Might Also Like

7 Comments

  1. Priih

    Oi Lex, tudo bem?
    Adoro os livros desse autor, e as lições que você separou deste são muito boas.
    A 4 em especial é muito bacana e venho tentando aplicar na minha vida pessoal e profissional. Eu tenho tentado sempre acreditar nos meus projetos mesmo que nem todo mundo acredite, porque preciso saber que estou fazendo as coisas por mim mesma em primeiro lugar. E juro que tem sido transformador!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

  2. Monique Larentis

    Já li os três livros da coleção e acho ótimos. Todos dão muita inspiração para fazermos o que queremos sem pestanejar. Para seguirmos o que queremos fazer. E eles se complementam. Adorei seu post, bem completo e me deixou até com vontade de reler esse e os outros livros.

  3. Livia

    nossa, faz tempo que esse livro tá na minha TBR, parece mt bacana principalmente pra quem trabalha com criaçao. Adorei as citações que vc separou

    http://www.tofucolorido.com.br/
    https://www.instagram.com/liviaalli/

  4. Giovana Oliveira

    Oi!
    Quando eu peguei esse livro para ler não esperava muito dele e adorei todas as dicas e lições presentes nele, do autor só falta eu ler Mostre seu Trabalho.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

  5. Alessandra Salvia

    Oi Aléxia!
    Não tenho o costume de ler esse tipo de livro, mas sabe que sua postagem me trouxe boas reflexões?
    Gostei bastante da proposta!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

  6. Cida

    Oi! Ainda não li esse livro, mas já li muitas resenhas dele e sempre percebo o quanto tem um conteúdo construtivo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

  7. Helaina

    Oi Aléxia, acho que já ouvi falar sobre esse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Gostei de perceber que muitos dos conselhos eu já sigo e aproveito no meu dia a dia de escritora. Às vezes falha, mas tenho muito prazer e conforto em escrever.
    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

Leave a Reply