Resumo e as Melhores Frases de O Pequeno Príncipe

Resumo e Frases de O Pequeno principe

O Pequeno Príncipe é provavelmente um dos livros infantojuvenis mais famosos das últimas décadas e já é considerado um livro clássico. Publicado em 1943, até hoje essa obra vem conquistando leitores ao redor do mundo. Mas o que torna essa história tão especial?

Vamos te apresentar um resumo e as melhores frases de O Pequeno Príncipe, assim você pode conhecer melhor dessa fábula poética que aborda temas como o amor, a amizade, a perda e a importância de manter a inocência e a curiosidade infantil.

Melhores Frases de O Pequeno Príncipe

Era uma pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas, eu fiz dela um amigo, agora ela é única no mundo.

Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para fazê-lo feliz quando a contempla. Ele pensa: “Minha flor está lá, em algum lugar…” Mas se o carneiro come a flor, para ele é como se todas as estrelas repentinamente se apagassem! E isso não tem importância!

Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.

É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues julgar-te bem, eis um verdadeiro sábio.

As pessoas grandes adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca: “Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que ele coleciona borboletas? “Mas perguntam: “Qual é sua idade? Quantos irmãos tem ele? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?” Somente então é que elas julgam conhecê-lo.

A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar…

Quando a gente anda sempre para frente, não pode mesmo ir longe…

Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…

Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas asgalinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra.

Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade!

Resumo de O Pequeno Príncipe

“O Pequeno Príncipe” é uma história contada por um piloto que, após cair com seu avião no deserto do Saara, encontra um menino curioso, que se apresenta como o Pequeno Príncipe. A partir daí, o menino começa a compartilhar suas aventuras e reflexões com o piloto.

O Pequeno Príncipe vem de um pequeno planeta chamado Asteroide B-612, onde vive sozinho, cuidando de três vulcões e de uma rosa vaidosa, que ele ama, mas que também lhe causa muita dúvida e tristeza por seu comportamento.

A rosa acaba fazendo com que o Pequeno Príncipe sinta-se solitário e até mesmo um pouco confuso, é por isso que ele decide deixar seu planeta e explorar o universo em busca de respostas.

Durante sua viagem, o Pequeno Príncipe visita vários planetas, cada um habitado por um adulto que simboliza algum aspecto negativo da sociedade.

Ele encontra um rei que deseja ser obedecido, mesmo não tendo súditos; um homem vaidoso que só quer ser admirado; um bêbado que bebe para esquecer sua vergonha; um homem de negócios que se ocupa em contar estrelas para possuí-las; um acendedor de lampiões que segue ordens sem questionar, e um geógrafo que nunca explora o mundo.

Esses encontros levam o Pequeno Príncipe a refletir sobre a estranheza e as preocupações absurdas dos adultos. Eventualmente, ele chega à Terra, onde faz amizade com uma raposa. A raposa ensina ao Pequeno Príncipe uma das lições mais importantes do livro: “O essencial é invisível aos olhos; só se vê bem com o coração.” Ela o ajuda a entender o valor das relações e o amor que ele sente por sua rosa, tornando-o ciente de sua responsabilidade por aquilo que cativou.

Ao final da história, o Pequeno Príncipe decide que precisa retornar ao seu planeta e cuidar de sua rosa. Ele encontra uma maneira de voltar para casa, sugerida por uma cobra venenosa, que promete enviá-lo de volta ao seu lugar de origem. A história termina de forma ambígua, com o piloto, já recuperado, retornando à civilização, mas sempre mantendo viva a memória do Pequeno Príncipe e sua sabedoria.

Qual é a mensagem que o livro O Pequeno Príncipe passa?

Com esse resumo e as frases de O Pequeno Príncipe, você já pode maginar um pouco a mensagem do livro, que é cheio de ricas lições sobre a vida, a amizade e o amor.

A principal delas é sobre a importância das coisas simples e essenciais, que são muitas vezes invisíveis aos olhos, sendo que as coisas mais valiosas, como o amor, a amizade e a alegria, não podem ser vistas ou compradas, mas sentidas e vivenciadas.

O livro também destaca a importância das nossas conexões e do amor. A famosa frase “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” reflete a ideia de que as relações que cultivamos carregam uma responsabilidade mútua.

Por fim, uma das mensagens mais importantes de O Pequeno Príncipe é sobre a perda da ingenuidade e da imaginação à medida que envelhecemos. O Pequeno Príncipe representa a pureza e a curiosidade infantil, em contraste com o mundo dos adultos, que é muitas vezes descrito como materialista e preso a preocupações triviais.

Qual a idade para ler O Pequeno Príncipe?

Com muitas ilustrações, frases curtas e simples, O Pequeno Príncipe é um livro que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades, mas a leitura é geralmente recomendada para crianças a partir dos 8 anos.

Isso porque, nessa fase as crianças já têm a capacidade de compreender a narrativa básica e a mensagem sobre a importância da amizade e do amor.

No entanto, o livro possui camadas de significado mais profundas que ressoam de maneira diferente com adolescentes e adultos. Por isso, muitas pessoas relêem “O Pequeno Príncipe” em diferentes momentos da vida e descobrem novas interpretações a cada leitura.

You Might Also Like

Leave a Reply