Resumo do livro Comunicação Não-Violenta e Frases
Todos nós precisamos aprender a nos comunicarmos melhor, de forma que possamos construir bons relacionamentos pessoais e profissionais. Um dos melhores livros sobre esse assunto é o Comunicação Não-Violenta, escrito por Marshall Rosenberg.
Este livro traz uma abordagem que visa melhorar a qualidade das interações humanas, promovendo uma conexão mais profunda e respeitosa entre as pessoas.
Basicamente, a essência da CNV é promover uma comunicação que honre as necessidades de todas as partes envolvidas, criando um ambiente onde as pessoas se sintam ouvidas, respeitadas e valorizadas.
Por isso, a leitura de “Comunicação Não-Violenta” pode transformar a maneira como você se relaciona consigo mesmo e com os outros, proporcionando ferramentas valiosas para uma comunicação mais eficaz, empática e construtiva.
Se você quer conhecer um pouco mais, veja aqui o resumo do livro e as melhores frases que destacamos dessa leitura.
Resumo e Frases de Comunicação Não-Violenta
Resumo do livro Comunicação Não-Violenta
Marshall Rosenberg introduz a Comunicação Não-Violenta (CNV) como uma abordagem para se comunicar de forma compassiva e eficaz, ajudando a criar conexões humanas genuínas. A CNV é descrita como uma linguagem de vida que nos capacita a transformar conflitos e mal-entendidos em oportunidades de crescimento e cooperação.
Existem diversas barreiras comuns à comunicação eficaz, como julgamentos moralizadores, comparações, negação de responsabilidade e exigências, e o autor oferece estratégias para superar essas barreiras e fomentar uma comunicação mais aberta e compassiva.
A empatia é um componente central da Comunicação Não-Violenta. Rosenberg enfatiza a necessidade de ouvir com empatia, tentando entender os sentimentos e necessidades dos outros sem interrupções ou julgamentos. A prática da empatia permite uma conexão mais profunda e uma resolução mais eficaz dos conflitos.
Ao longo de todo o livro são propostos diversos execícios para que o leitor coloque em prática os princípios da CNV. Um dos exercícios, por exemplo, é a observação sem julgamento (o primeiro dos 4 pilares da CNV). Este exercício consiste em:
- Escolher uma situação recente em que você teve uma interação significativa.
- Descrever o que aconteceu de forma objetiva, sem adicionar julgamentos ou avaliações.
- Exemplo: “A pessoa chegou 15 minutos depois do horário combinado” em vez de “A pessoa foi irresponsável e chegou atrasada.”
Além desses exercícios baseados nos pilares da CNV, há outros com os quais você pode se avaliar. Com o exercício abaixo, por exemplo, você pode dizer se tem conseguido aplicar a Comunicação Não-Violenta em seus relacionamentos:
- Reflita sobre uma interação recente onde você tentou usar CNV.
- Pergunte-se:
- Fui claro nas minhas observações?
- Expressei meus sentimentos de maneira honesta?
- Identifiquei minhas necessidades?
- Fiz um pedido claro e concreto?
Os 4 Pilares do CNV (Comunicação Não-Violenta)
- Observação Sem Julgamento:
- Este primeiro pilar trata da importância de observar o que realmente está acontecendo em uma situação sem adicionar julgamentos ou avaliações.
- Exemplo: Em vez de dizer “Você está sempre atrasado”, descrever a observação factual: “Você chegou 15 minutos após o horário combinado nas últimas três reuniões.”
- Identificação de Sentimentos:
- Aprender a identificar e expressar sentimentos de forma clara.
- Exemplo: “Sinto-me frustrado” em vez de “Você me irrita”.
- Reconhecimento de Necessidades:
- Compreender e articular as necessidades subjacentes que estão por trás dos sentimentos.
- Exemplo: “Preciso de confiabilidade nas nossas reuniões para planejar meu dia de trabalho.”
- Pedidos Concretos:
- Fazer pedidos claros e específicos para melhorar a situação.
- Exemplo: “Você poderia me avisar se for chegar mais de 10 minutos atrasado?”
Frases do livro Comunicação Não-Violenta
É a violência passiva que alimenta a fornalha da violência física.
A menos que “nos tornemos a mudança que desejamos ver no mundo” (como diria meu avô), nenhuma mudança jamais acontecerá. Infelizmente, estamos todos esperando que os outros mudem primeiro.
O mundo em que vivemos é aquilo que fazemos dele.
Culpa, insulto, depreciação, rotulação, crítica, comparação e diagnósticos são todos formas de julgamento.
Ficamos perigosos quando não temos consciência de nossa responsabilidade por nossos comportamentos, pensamentos e sentimentos.
Quatro opções de receber mensagens negativas: 1. Culpar nós mesmos; 2. Culpar os outros; 3. Escutar nossos próprios pensamentos e necessidades; 4. Escutar os sentimentos e necessidades dos outros.
Julgamentos dos outros são expressões alienadas de nossas próprias necessidades insatisfeitas.
Quando expressamos nossas necessidades temos mais chances de vê-las satisfeitas.
Se não valorizarmos nossas necessidades, os outros também não podem valorizá-las.
Formular pedidos em linguagem clara, positiva e de ações concretas revela o que realmente queremos.
Solicitações não acompanhadas dos sentimentos e necessidades do solicitante podem soar como exigências.
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