10 Frases do Livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

frases do livro o poder do hábito

O Poder do Hábito é aquele livro que a gente não pode ler sem estar munido com post-it e marca-texto. Como sei que muita gente gosta de livros de desenvolvimento pessoal e esse é um gênero em expansão, resolvi selecionar algumas das melhores frases do livro O Poder do Hábito para trazer aqui!

Eu demorei cerca de 5 meses para terminar de ler O Poder do Hábito, justamente por se tratar de um livro denso e bem aprofundado acerca de como a nossa mente funciona ao formar bons hábitos ou eliminar hábitos ruins.

Melhores frases do livro O Poder do Hábito

Os hábitos nunca desaparecem de fato. […] O problema é que nosso cérebro não sabe a diferença entre os hábitos ruins e bons, e por isso, se você tem um hábito ruim, ele está sempre ali à espreita, esperando as deixas e recompensas certas.

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Hábitos especialmente fortes […] geram reações semelhantes às de vícios, de modo que “o desejo evolui para um anseio obsessivo” que pode forçar nossos cérebros a entrar em piloto automático, “mesmo diante de fortes desincentivos, incluindo perda de reputação, emprego, lar e família”. 

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Eis a regra: se você usa a mesma deixa, e fornece a mesma recompensa, pode trocar a rotina e alterar o hábito. Quase todo comportamento pode ser transformado se a deixa e a recompensa continuarem as mesmas.

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Há algo de poderoso em grupos e experiências compartilhadas. As pessoas talvez sejam céticas sobre a sua capacidade de mudar se estiverem por conta própria, porém um grupo pode convencê-las a suspender a descrença. Uma comunidade cria fé.

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Os hábitos angulares dizem que o sucesso não depende de acertar cada mínimo detalhe, mas, em vez disso, baseia-se em identificar umas poucas prioridades centrais e transformá-las em poderosas alavancas.

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Para que um hábito continue mudando, as pessoas precisam acreditar que a mudança é possível. E na maior parte das vezes, a fé só surge com a ajuda de um grupo.

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

A autodisciplina tem um efeito maior do desempenho acadêmico do que o talento individual.

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Força de vontade não é só uma habilidade. É um músculo, como os músculos dos seus braços ou pernas, e ela fica cansada quando faz mais esforço, por isso sobra menos força para outras coisas.

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Conforme seus músculos da força de vontade se desenvolveram, os bons hábitos parecem transbordar para outras partes de sua vida.

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Vale a pena ler O Poder do Hábito?

Talvez, lendo todas as incríveis frases do livro O Poder do Hábito, você esteja pensando: será que realmente vale a pena ler? Vou ser bem sincera com você…

Este é aquele livro para quem realmente deseja aprender como o nosso cérebro constrói os hábitos que possuímos, com algumas lições valiosas sobre como você pode construir hábitos melhores, modificar hábitos já existentes e até mesmo eliminar hábitos prejudiciais da sua vida.

O autor fornece muitas informações preciosas que podem ser aplicáveis, mas este é um livro bastante teórico, com muitas descrições de estudos científicos. Basicamente, cada capítulo foca em um caso real que envolve a formação dos hábitos – de pessoas e até mesmo de organizações. Então, é uma leitura bastante densa, que exige muita atenção.

Existem livros mais simples sobre hábitos, mudança de comportamentos e desenvolvimento pessoal, mas este é um dos melhores para quem deseja se aprofundar no assunto e realmente dominá-lo.

Uma das lições mais importantes para mim foi sobre o talento x a disciplina.

Muitas vezes tendemos a enxergar apenas o talento e acredito que isso é tudo que basta. Mas mesmo as pessoas mais talentosas precisam estar sempre treinando, praticando, aperfeiçoando. E isso exige muita autodisciplina para que você tenha constância e veja melhorias. E a constância depende dos hábitos que você forma na sua rotina.

Outra lição valiosa que consegui tirar dessa leitura foi justamente sobre a força de vontade, que não se trata apenas de um sentimento ou algo que você tem ou não tem. Mas sim, que é algo que você treina – e quanto mais você coloca força de vontade em algo, mais você fica cansado. Sendo necessário, por isso, guardar força de vontade para o que realmente exige muito de você e que é a sua prioridade!

Este livro foi um divisor de águas em minha vida e várias lições dessa leitura me acompanham mesmo após anos da leitura. Inclusive, é um dos livros que desejo reler. Vale muito a pena ler O Poder do Hábito!

You Might Also Like

4 Comments

  1. Leidiana Pereira

    As frases são lindas e muito motivadoras!
    Deu até vontade de ler o livro. *–*
    Beijos. 
    Diário da Lady

  2. Leslie Leite

    Gosto de livros de desenvolvimento pessoal e autoajuda, mas eu não sei porquê, eu sempre via esse livro nas livrarias e ele nunca me chamou atenção. Na verdade, agora eu fiquei bem curiosa com ele apenas por causa do seu post, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  3. Lulu on the sky

    Esse livro deve ser incrível, eu quero ler.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

  4. Eliana Cerqueira

    Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro. Gostei bastante do seu post e dos trechos selecionados.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

Leave a Reply